sexta-feira, 4 de março de 2011

Quando os defeitos machucam

 "Quem pode entender os próprios erros? (...)" sl 19 : 12 

O próprio salmista  exclamou esta pequena frase, uma pequena frase com mil sentimentos todos confusos, afinal quem já não se fez essa pergunta, "porque eu não consigo me firma?''
 As vezes queremos saber porque nossas falhas nos afastam de Deus, sofremos ao saber que o fazemos sofrer. Muitas pessoas se esquecem que Deus também possui sentimento, afinal Deus ama e todos que amam sofrem ao ver a pessoa amada falhando por exemplo que já foi traída por um amigo ou parente a quem amava muito sabe como a dor é terrível.   Quando erramos Deus também sofre, a diferença é que nos somos controlados por nossos sentimentos já Deus controla os seus sentimentos.
 Mas voltando para o salmista Davi : Ele fez essa pergunta em um cântico que compôs, e no sabemos que quem compõem procura expressar seus sentimentos. Davi ao compor este cântico com certeza tinha na mente seus erros,  afinal engravidar  uma mulher casada e arquitetar a morte do marido da mesma não é uma atitude agradável diante de Deus, não é mesmo?  Mas se ele errou dessa forma, porque Deus o perdoou? Ai nos damos um salto para o salmo de numero 51 e vemos Davi passar de um adultero pecador para um servo arrependido que entendeu que  magoou seu Senhor e busca reconciliação, olha que interessante :
         Salmo 51 : 1- Tenha misericórdia de mim ó Deus, segundo a tua benignidade  apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdia. 
 2- Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
3- Porque eu conheço as minhas transgressões e meu pecado está sempre diante de mim.
Nestes três versículos vemos o primeiro motivo pelo  qual Deus perdoou Davi, o reconhecimento do pecado é o principal começo, muitas vezes não conseguimos nos firmar com Deus porque não reconhecemos que estamos "erradas". Então o coração endurece e não  queremos mais ouvir a voz do Espírito Santo querendo conduzir ao arrependimento , em provérbios 30:20 diz :" Tal é o caminho da mulher adultera: ela come limpa a boca e diz não cometi maldade." Quantos estão agindo dessa forma, erram e não tem a capacidade de reconhecer seu erro? Reconhecer que tá errado não é fácil, por isso a necessidade de orar com humildade, e pedir a Deus humildade suficiente para reconhecer seu erro.
Outra parte muito interessante da oração e suplica de Davi é :
 Salmo 51 : 7- purifica-me  e ficarei puro ; lava-me  e ficarei mais alvo que a neve
                        9- esconda os meu pecados de tua face e apaga todas as minhas iniquidades .
Já aqui temos um lindo exemplo : Davi confiou que Deus era poderoso para o perdoar. Muitos erram e esquecem da misericórdia de Deus, até se arrependem mas esquecem que Deus perdoa e que as misericórdia de Deus são as causas de não sermos consumidos Lm :3.22
 Se você errou, reconheceu e se arrependeu então peça perdão confiante de que Deus te perdoara, não se esqueça da humildade e de que Jesus pagou um preço altíssimo para que fôssemos perdoados então não menospreze o sacrifício de nosso Senhor Jesus.  
Salmo 51:  10- Cria em mim, ó Deus, um  coração puro e renova em mim um espírito reto
                11- não me lances fora da tua presença e não tires de mim teu Espírito Santo                12- 
                12-torna a dar me a alegria da Salvação e sustem -me com um espírito voluntário.
Aqui vemos como o salmista implorou a presença de Deus, ele se humilhou, e pediu a Deus que o ajudasse a não errar mais e que desse a ele um coração melhor. Você tem se humilhado na presença de Deus para receber perdão? Se não, reveja seu conceitos e siga o exemplo de Davi que viu que muito mais importante que um prazer  carnal que é passageiro é estar com o Todo Poderoso e ter comunhão com o Santíssimo.
 E quando você estiver, em uma situação de desespero porque desagradou a Jesus não se esqueça : (...) um coração quebrantado, e contrito não desprezará, ó Deus. sl 51 : 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário